quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SARNATH: primeiros ensinamentos de Buda Shakyamuni

Além de conhecer a Índia, havia outra coisa que me levou a visitar este país. Conhecer alguns lugares por onde esteve Siddharta Gotama, conhecido por Buda Shakyamuni, após se tornar um ser de luz.
Após conhecer o Taj Mahal em Agra, parti para Varanasi. Uma cidade por onde passa o Ganges, chamado de “Ganga” em hindi. É uma cidade bem antiga, a maioria das pessoas hinduístas. Porém, como as outras cidades que visitei, havia muito trânsito, buzina e para variar todo mundo ficava me olhando quando andava na rua. Era um tal de Namaste pra cá, Namaste para lá, essencialmente, pelos comerciantes!
Meu primeiro passeio foi em Sarnath, a 15 km de Varanasi, local onde Buda Shakyamuni, após quarenta e nove dias de se tornar um ser iluminado foi solicitado a dar ensinamentos. Em função desse pedido, ele saiu de seu estado meditativo e começou a dar ensinamentos sobre as *4 nobres verdades e, assim, girou pela primeira vez a **Roda do ***Darma.

* Definição das Quatro nobres verdades: verdadeiros sofrimentos, verdadeiras origens, verdadeiras cessações e verdadeiros caminhos. Elas são denominadas “nobres” porque são objetos supremos de meditação. Meditando sobre elas podemos realizar diretamente a verdade última e nos tornar um Ser Superior, ou nobre.

 ** Definição Roda do Darma: uma coleção de ensinamentos de Buda. Às vezes, refere-se ao chakra do coração porque este é o lugar onde visualizamos o Dharmakaya, que é a fonte da Roda do Darma.

 ***Definição de Darma: os ensinamentos de Buda e as realizações interiores alcançadas na dependência de praticá-los. Darma significa proteção. Colocando os ensinamentos de Buda em prática, protegemo-nos contra sofrimentos e problemas.

Neste passeio, eu tive a chance de ter um guia muito querido e que irá lhes explicar sobre este local espiritual. Vejam só:


Um coisa que vi e me deixou muito contente: estava finalizando minha visita dentro do Templo, réplica do Templo que foi destruído pelos mulçumano, e havia uma lojinha no final onde vendiam livros e outras coisinhas. Bem, fui ollhar os livros e me deparei com 3 livros de Gueshe-la na primeira fileria. Os livros de meu Guia Espiritual estão na Índia, em Sarnath, onde Buda girou a Roda do Darma! Muito auspicioso!!! Vejam as fotinhos:


















Neste mesmo dia, 12 de agosto, no período da tarde fui conhecer 2 templos Hinduístas. E, por coincidência, era o festival de Rakshabane, onde os irmãos presenteiam as irmãs como sinal de proteção e amor até o final de suas vidas. Os irmãos ganham uma fita vermelha das irmãs e amarram-na em seus pulsos. Achei bem bonito! Foi uma festa na cidade inteira.
Quando entrei num dos templos hindus, o monge me chamou e colocou a gota vermelha na minha testa e me deu umas estrelinhas brancas feitas de açúcar para comer. Tive uma sensação boa, de bençãos!
Vejam um videozinho do templo, eu e a Universidade de Sânscrito, localizada em Varanasi:




Universidade de Sânscrito

Na próxima postagem contarei um pouco sobre minha estadia em Bodh-Gaia. Mostrarei para vocês a caverna onde Buda passou 6 anos em meditação, o local onde ele se iluminou e onde ele deu o primeiro ensinamento sobre a vacuidade. E também, Nalanda, Universidade Budista que também foi destruída pelos muçulmanos... uma pena....

Esperam que tenham curtido!!! Aguardem-me com mais histórias...

Saudades...

Beijos no coração!!!
Claudia









Nenhum comentário:

Postar um comentário